top of page

 

 

Em dias de trânsito pesado, após horas de trabalho exaustivo, um carro com câmbio automático pode ser muito mais prático e confortável que os veículos com câmbio convencional.

Como não há a necessidade de se acionar a embreagem, apenas acelerador e freio, a direção torna-se agradável e menos cansativa, o que, segundo os proprietários, é o grande atributo dos automáticos.

Quem possuiu ou já dirigiu um veículo automático pensa duas vezes antes de "voltar" a um modelo de câmbio manual. Esse recurso representa uma despesa maior, mas que vale a pena. A praticidade e o conforto contam muito quando se convive com os congestionamentos O consumo de combustível nos automáticos geralmente é maior, mas para os proprietários o conforto compensa.

O recurso do câmbio automático:

ÓLEO DA TRANSMISSÃO

Se adicionarmos um ATF diferente da marca e características exigidas pelo fabricante da transmissão, ela pode até funcionar, em contrapartida o tempo de vida dela é que vai mudar, sem que ninguém perceba! Se as propriedades do ATF usado, for diferente do recomendado a transmissão pode mudar seu comportamento (trancos, patinações e ruídos) e não vai existir mecânico que vai conseguir repará-la, pois não se trata de um defeito. Depois de colocada na caixa, é praticamente impossível se saber qual tipo de ATF foi usado, exceto pela cor exclusiva de alguns fabricantes. d Saiba de antemão qual tipo é usado pelo seu carro e como verificá-lo. Não existem ATFs vitalícios, seja qual for a marca do carro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ATF é um fluido de multi-propósito que, dentre várias finalidades, ele Resfria a transmissão;Limpa as peças; Lubrifica o sistema; Ajuda a transmitir força; Garante a pressão interna necessária;Inibe depósitos de verniz e impurezas; Protege os metais contra oxidação. O ATF não se deteriora como o óleo do motor que com o uso é esperado ficar escuro, portanto se o fluído de sua transmissão ficar escuro, pare imediatamente pois, algo está errado!

O QUE É UM CÂMBIO AUTOMÁTICO

 

Câmbio automático é um sistema empregado em automóveis para troca de marchas realizada pelo sistema de transmissão do automóvel, que detecta a relação entre a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm) para decidir pela troca automática da marcha, desta forma o sistema se propõe a manter a rotação do motor quase constante e o câmbio automaticamente faz a troca das marchas. Nos sistemas modernos com câmbio automático a troca das marchas é quase imperceptível ao motorista.Nos Estados Unidos desde a década de 1950 quase todos os veículos utilizam-se deste sistema. Este sistema se opõe ao sistema de câmbio mecânico ou câmbio manual mais comum no Brasil.

Dicas na utilização de veículos equipados com transmissão automática

DICAS

 

Transmissão automática é uma delícia. Não ter que se preocupar com a patinação da embreagem, não precisar prestar atenção em qual marcha está… é só pisar e rodar.A verdade é que o câmbio automático ainda é meio que novidade no Brasil. Muita gente ainda acha que o carro fica mais fraco, que o perde a graça da mudança de marchas (aquele negócio do bruuuum, bruuuum, bruuuuum), que gasta muito mais combustível, que é muito complicado (que neurose hein?), e outras lendas.

VÍDEO TÉCNICO

Saiba quando o carro precisa de revisão

 

Excesso de oscilação da carroceria e chiados durante a frenagem podem ajudar o motorista a identificar onde está a origem dos problemas no veículo. Porém, nem tudo pode ser feito na garagem. Se o conserto precisar de maior conhecimento técnico ou ferramental específico, não hesite em consultar uma oficina. Verifique abaixo os itens que devem ser observados com maior freqüência no automóvel.

 

Freios Ruídos durante a frenagem ou pedal sem firmeza podem indicar problemas. O primeiro ponto a observar é o nível do fluido de freio. Ele deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deverá ser completado com fluido da mesma marca. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil km. As lonas e tambores devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Se o veículo tiver mais de 35 mil km ou um ano de uso e a luz do painel acender, o fluido deve ser trocado.

 

Direção e suspensão -Se o carro “puxar” para um dos lados, calibre os pneus. Se a falha persistir, faça o alinhamento. Comportamento anormal em curvas, excesso de oscilação da carroceria e barulhos vindos das partes inferiores do carro podem ser sintomas de problemas com amortecedores, que devem ser substituídos a cada 40 mil km. Se você pressionar o carro para baixo, ele deve subir uma vez e parar. Senão, os amortecedores estão sem função.

FUNCIONAMENTO - VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CÂMBIO AUTOMÁTICO

 

Ao contrário do sistema de câmbio manual onde se trabalha com engrenagens de tamanhos diferentes e engatadas individualmente, no câmbio automático utiliza-se o sistema de engrenagens planetárias, elas possuem tamanhos diferentes, mas todas elas estão sempre engatadas entre si, a relação da força é dada de acordo com a ordem que essas engrenagens estão conectadas.

 

Vantagens:

 

• Facilidade

 

• Conforto

 

• Segurança

 

• Maior durabilidade do motor e de todos os componentes da transmissão (caixa, eixos, diferencial, etc).

 

Desvantagens:

 

• Maior consumo (na tecnologia convencional de conversor de torque e engrenagens planetárias; novas tecnologias como a CVT ou sistemas de embreagem automática não apresentam aumento no consumo em relação ao câmbio manual)

 

• Custo elevado em relação ao câmbio mecânico (essencialmente pela baixa procura; observa-se o oposto em países nos quais a popularidade do cambio automático é maior que a do câmbio manual, como nos Estados Unidos).

©  - 2014 criado por Oryel Design

bottom of page